Alex-Keller Fonseca

Cedo, numa certa manhã de Outubro de 2010, nas escadinhas da antiga Casa do Equador de São Tomé e Principe, conheci Alex-Keller Fonseca, o pintor.

O seu trabalho prendeu a minha atenção logo ao entrar no espaço. Fiquei curioso para descobrir mais sobre as histórias por trás dos quadros. Os jovens, mães, crianças, e famílias olhando para mim através das telas do artista.

TITULO: MÃE NA ADOLESCÊNCIA TECNICA: TINTA ACRILICA SOBRE TELA DIMENSÃO: 110x90cm ARTISTA: ALEX‐KELLER FONSECA

No ano seguinte, na primavera de 2011, ainda perseguido pelas imagens na minha mente, resolvi ir e encontrar o artista em Sao Tomé. Passámos o mês seguinte andando de mota e caminhando na ilha juntos. Câmara no tripé, conversando com artistas e apurando o que realmente inspira as obras de arte.

Mas isso eram muitas entrevistas. O que realmente me interessava, apesar de gostar das nossas conversas, era captar as imagens por trás das palavras.Não desistindo, voltei a encontrar-me com Alex-Keller na primavera de 2012, desta vez em Lisboa, e decidimos passar à acção.

Decidimos de lançar a proposta de filmar em São Tomé mais 6 meses. Partilhar a historia por trás dos quadros que me cativaram há mais do que 2 anos. A história dessa terra envolvida em azul, cujo coração pertence ao verde do Obo misterioso. Um país onde surge uma arte marcante em côr e emoção, inspirada no quotidiano do seu povo.

Tu queres ver isso?

Alex Keller signing his latest painting